Incêndio Elétrico o que é, quais as causas e como evitar

Você sabe o que é um incêndio elétrico, quais podem ser as causas e como evitar este tipo de incêndio? Neste conteúdo, a Come Fogo vai explicar tudo sobre este assunto. 

Se você quiser saber mais sobre incêndio e equipamentos para combate ao fogo, clique aqui e confira muitos outros conteúdos em nosso blog.

 

O que é um incêndio elétrico?

Tudo começa com a energia elétrica, tão natural para todos nós e que nos proporciona bastante conforto. No entanto, é preciso estar atento aos riscos que ela pode oferecer quando for utilizada de forma incorreta e um desses riscos é o incêndio elétrico.

Basicamente, este tipo de incêndio acontece através de equipamentos que funcionam com eletricidade e pode ocorrer a partir de alguns tópicos:

 

  • Acúmulo de poeira ou umidade entre plugue e tomada pode gerar faíscas e, consequentemente, fogo. Por isso, mantenha essa área limpa e protegida;
  • Quando muitos dispositivos são ligados na mesma tomada, isso provoca sobrecarga, superaquecimento e curto-circuito. Então, use apenas um acessório em cada tomada para evitar um incêndio elétrico;
  • Cabos enrolados e uso prolongado de equipamentos também podem superaquecer, provocando o incêndio elétrico;
  • Tomadas inadequadas também podem causar este tipo de incêndio, bem como aquelas que são pouco resistentes e incapazes de suportar o fluxo necessário de energia para alimentar o dispositivo. Dessa forma, antes de ligar algo, verifique a classificação da tomada;
  • Não altere a configuração original das entradas dos cabos. Isso compromete o desempenho dos aparelhos e pode acender o fogo;
  • Emendas de fio mal feitas esquentam instalações. Ou seja, apenas pessoas capacitadas podem fazer a manutenção da rede elétrica. Inclusive, exija a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços. Mais um tópico importante para se evitar um incêndio elétrico;
  • Materiais de fácil combustão, como papel ou plástico, não podem ficar em contato direto com a rede elétrica ou muito perto. Isso porque a possibilidade de um incêndio elétrico é muito maior se houver um curto-circuito;

 

A importância de uma manutenção periódica para evitar incêndio elétrico

A manutenção periódica da estrutura elétrica de qualquer ambiente é fundamental para checar a qualidade dos cabos de transmissão de energia e reparar danos. Assim, quando um especialista faz essa inspeção de tempos em tempos, os riscos de um incêndio elétrico é menor, além do mais, todos os equipamentos ficam monitorados e em dia.

Por isso, não pense que manutenção é gasto desnecessário, pense sempre na segurança de todos e no prejuízo que um incêndio elétrico pode gerar para sua residência ou empresa. 

 

Veja também: Por que cada tipo de incêndio deve ser apagado com um extintor diferente?

 

Como apagar corretamente um incêndio elétrico?

Antes de tudo, caso um sistema elétrico ou aparelho, fio ou tomada solte faíscas ou incendeie, corte o fornecimento de energia no disjuntor. Dependendo da situação, isso pode bastar para eliminar a combustão.

Detalhe importante a se considerar é que nunca se deve tentar retirar o plugue da tomada se o problema estiver no fio ou no dispositivo. Afinal, há riscos de você ser acometido por um choque elétrico.

Agora, se cortar a energia não for o suficiente, use um extintor Classe C. Vale lembrar que aqui no blog da Come Fogo já apresentamos um conteúdo sobre os tipos de extintores, clique aqui para ler e ficar por dentro de tudo.

Se não conseguir ou o incêndio apresentar sinais de grandeza, evacue o local e chame o Corpo de Bombeiros.

Fale com a gente!