Como combater incêndios de materiais pirofóricos

Quer descobrir, de uma vez por todas, como combater incêndios de materiais pirofóricos? Neste blogpost, a Come Fogo te conta todos os detalhes sobre este assunto.

É bem natural que qualquer manifestação de incêndio, por menor que seja, cause desespero em quem está no ambiente. 

Geralmente, a primeira reação é tentar conter o fogo com água, no entanto, nem todos os incêndios são iguais e essa ação pode causar maiores problemas. É por essa razão que preparamos este blog, para te explicar como combater incêndios de materiais pirofóricos, um dos tipos de incêndio existentes e que possui forma específica de controlar.

O que são metais ou materiais pirofóricos?

Antes de entender como combater incêndios de materiais pirofóricos, é de extrema importância entender o que são esses materiais. 

O nome designado a este incêndio indica que determinado material ou substância em forma de partículas finas é propenso a reagir com o ambiente. Se isso acontecer, isso provoca a combustão, mesmo sem uma fonte de ignição.

Os materiais pirofóricos podem entrar em combustão por meio do contato com a água e até mesmo com o ar se o ambiente for muito úmido, por isso é importante saber como combater incêndios de materiais pirofóricos.

Quais são esses materiais?

Agora que você já descobriu o que são esses tipos de materiais, é a hora de compreender quais são eles. Separamos os tópicos abaixo para elucidar melhor os principais tipos. Confira. 

  • Sódio;
  • Magnésio;
  • Lítio;
  • Zinco;
  • Alumínio;
  • Bário;
  • Potássio;
  • Titânio;
  • Cálcio;
  • Metais alcalinos;

Afinal, como combater incêndios de materiais pirofóricos?

O tipo de incêndio pode ser contido com extintores de classe D, feitos de um pó químico especial que inclui: sal e cloreto de sódio. Em hipótese alguma utilize água, pois ela pode aumentar ainda mais as chamas e causar acidentes graves.

O controle feito pelo extintor para combater a combustão dos metais pirofóricos é realizado graças a um pó químico especial que pode ser utilizado de três formas diferentes para evitar que o fogo se alastre:

  • Abafamento: retira todo o oxigênio presente no combustível e impede a combustão;
  • Inibição: é feita a partir da quebra da reação química em cadeia, que acontece por meio da neutralização das moléculas geradas a partir da queima do combustível;
  • Isolamento: interrupção, diminuição ou retirada dos materiais não afetados pelo fogo para fora da área de propagação.

Tenha um projeto para sua empresa ou construção

Agora você já sabe como combater incêndios de materiais pirofóricos e também entendeu que cada tipo de fogo precisa ser contido com um tipo de extintor diferente. Se isso ainda não ficou perfeitamente claro, nós temos um conteúdo exclusivo no blog sobre este assunto.

 

Leia: Por que cada tipo de incêndio deve ser apagado com um extintor diferente?

 

Dito isso, você e sua empresa precisam contar com especialistas no assunto e com projeto de prevenção a incêndios que, com certeza, irá te ajudar a saber como combater incêndios de materiais pirofóricos. Isso, independentemente se você atua num ambiente fechado ou numa obra que está começando a ser construída, por exemplo. 

A Come Fogo te ajuda através da elaboração deste projeto, que nada mais é que um documento que aponta as ações a serem adotadas para garantir a segurança das pessoas contra incêndios no local. 

Ele define os espaços e sistemas da edificação para evacuar quem estiver no ambiente de forma rápida e eficaz em casos de emergência, além de iniciar imediatamente o combate ao fogo em casos de princípios de incêndio.

Fale com a gente!

Quer garantir sua segurança, conhecer mais sobre os equipamentos de combate ao fogo ou ainda tirar mais dúvidas sobre como combater incêndios de materiais pirofóricos? Clique no botão do WhatsApp ao lado ou preencha este formulário e fale com o time da Come Fogo. 

Fale com a gente!